unda de sango : "fi-filé"
A coletividade suíça Boyoom Connective tem vindo ao longo dos últimos anos a lançar peças muito interessantes nas ondas do hip hop, com destaque para os vários EP's, colaborativos ou atítulo individual, da sua figura principal - Maloon TheBoom. O mais recente release da Boyoom introduz Unda de Sango. "Fi-Filé", o seu segundo EP, está altamente influenciado por texturas tropicais ao longo de seis faixas brilhantes.
Depois de inspirado por uns tempos passados nas Indías do Oeste Francesas, Unda de Sango, imerso na cultura, na língua e nas sonoridades crioulas esculpe "Fi-Filé", que joga com vários samples de música local e o hip hop e formas de soul modernas. Todo este EP pinta uma linda paisagem sonora que me leva para novos mundos. E é aí que reside a maior força de "Fi-Filé"... não está para todos os sons transmitir paisagens, né? Consegue-o, e eu vejo-as...
Excelente o complemento de Meemee Nelzy, cantora oriunda da ilha de Guadalupe, na segunda faixa - "Rété Konsa". Toques de magia feminina. "Fi-Filé", terceira do EP, é, no entanto, a peça chave... É nela que nos apercebemos que mergulhamos bem para dentro destas ilhas Atlânticas. E lá ficamos... até acabar em "Égotik" com as vozes por trás. Loucas. Crioulas.
Bónus em dois remixes bem conseguidos que terminam em beleza o projecto. Melodiesinfonie e o próprio Maloon TheBoom contribuem para um dos EP's mais surpreendentes que me chegou à audição este ano. "Fi-Filé", de Unda de Sango.