Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Álvaro Gomes, 89, 4º Esq
Porto
Portugal

+351916574834

Webmagazine and record label on underground house music & contemporary jazz. We're about music released by independent artists and labels.

Content

Daily Magazine on Underground House Music, Broken Beat, Contemporary Jazz & Soulful Vibes

Filtering by Category: PLAYLIST

PLAYLIST #47

Francisco Espregueira

A lista 47 sai atrasada e senão fosse a possibilidade de subir ao Sótão por umas horas estas 7 ficariam perdidas nos ficheiros que guardo e que carrego comigo, vá para onde for. Isso não podia acontecer ?. Não a estas 7.

PLAYLIST #46

Francisco Espregueira

Sem tempo absolutamente nenhum para escritas! Esta semana foi copos, livros e música! Não necessariamente por esta ordem...

A #46 é composta por sons de fins de tarde solarengos. Levam-me da mini gelada até à caipirinha, num pré-noite perfeito!

PLAYLIST #45

Francisco Espregueira

Ouvir Hip Hop baixinho no meu quarto sou eu! Os ritmos, o bass e as palavras. Sejam elas edificantes ou não. As melodias... tudo isto preenche-me. Aqui tenho os meus livros, as minhas gavetas, os meus blocos de notas, os meus candeeiros, a minha cama, as minhas colunas e as minhas plantas. Tudo é meu.

... mas sem o meu som a tocar seria tudo de outro tipo qualquer. ✌

PLAYLIST #44

Francisco Espregueira

Esta #44 é feita na minha mota. Capacete aberto, só porque não posso andar sem ele. Os headphones bem colocados, só porque ninguém repara nesta ilegalidade. E os óculos escuros, só porque sim. O tempo de fim-de-semana já foi embora mas fico com estas faixas e um tom de pele mais escuro. Olho-me no espelho. Para o meu cabelo que está comprido e para a minha barba que foi ficando loira. Olho para minha playlist e olho para trás no tempo. O que aconteceu nos últimos anos? Não interessa. Estou aqui. Assim. E muito bem.

Velocidade pouco moderada na marginal. Estou na #44.

PLAYLIST #43

Francisco Espregueira

A #43 começa com o novo single retirado de "99.9%", que após duas semanas continua a ser o meu atalho preferido quando não consigo decidir o que ouvir. "Lite Spots" é fogo posto nos meus dias!

KAYTRANADA - "Lite Spots" de "99.9%"

As 7 do costume aqui em baixo... Abro aberto mas fecho fechado. Da luz para o escuro criado por candeeiros a apontar para baixo. Highlight para o remix de "Fruitful" que mete dois boss's que já falei por aqui: Ivan Ave e Juju Rogers! Ainda, a nova de IAMNOBODI e a voz de Billie Holiday em "Eleanora", que fecha em beleza mais uma lista.

Aberto com "Take it Easy My Brother Charlie" de Jorge Ben Jor no início. Play!

PLAYLIST #42

Francisco Espregueira

Ainda na ressaca daquele que é - para já - o álbum deste ano no Sótão, a primeira é retirada de "99,9%" de Kaytranada! Não poderia deixar de ser,? As playlists são fruto daquilo que ouço durante a semana... Mas houve mais: depois de Kaytra, caminhei pelo Hip Hop para chegar às batidas de pista de dança. Coisas antigas, coisas novas, vozes antigas em batidas novas, batidas novas de gente antiga.

As novidades dos lendários De La Soul e do habitué Sótão Jordan Rakei. Ainda as colaborações nas ondas da eletrónica de JKriv & Free Magic, que reiventam "It's Be That Way Sometimes" de Nina Simone, e dos brasileiros Fatnotronic & Felipe Sá que perguntam pelo samba: "Onde Anda?". Injecção old school dada por Mos Def & Ski Beatz e Regula. Uma descoberta que me envergonha: "Diálogo"! Porquê só agora??

Do Sótão pró inifinito. #42!

EDIT: entretanto é óbvio que a primeira da lista, de Kaytranada, foi retirada. Está difícil encontrar em stream! Fiquem com a página do Spotify!

PLAYLIST #41

Francisco Espregueira

Sam The Kid - "Slides (Retratos da Cidade Branca)"

Os planos para o fim de semana saem invariavelmente furados... A ilusão de que tudo vai ser aproveitado perde-se na noite anterior por volta da décima cerveja. As horas de acordar vão se atrasando, arrastando-me para a letargia de um sofá qualquer. Fico no meu estado Mr. Hyde, talvez porque nunca fui com a cara dos domingos.

 

 

Olho para o meu quarto por arrumar, lembro-me do "café, o sorriso, e outras encenações" de momentos passados. Sento e revisito o que ouvi durante a semana mas deixo para o fim os retratos de Sam the Kid. Com aquela guitarra e aquela voz de Viriato Ventura a puxar-me o último cigarro do maço. "Taxi".

7 faixas. Sangue novo.

PLAYLIST #40

Francisco Espregueira

Relaciono o que ouço com o que vivo, e tenho a boa tendência para me lembrar de quem me mostrou que faixas, ou daquilo que me levou a descobri-las. Muitas vezes, também, do lugar onde estava quando tocaram... Normalmente é aqui mesmo. Ligo o aparato eletrónico todo e relaxo de noite. Um momento meu, diário e nocturno.

Esta está uma misturada de coisas que me passaram, coisas que descobri por mim, lugares onde estive. Sempre nas do ondas hip-hop característico deste meu, e vosso, Sótão. Aquilo que vivi esta semana numa lista.

As minis no frigo.

PLAYLIST #39

Francisco Espregueira

E se começar do fim? Do Sótão pró infinito, 7 é perfeição, etceteras...

Esta #39 é virtuosa. No fim, como quem passa aí no Sótão sabe, é ritmos faveleiros. Daqueles, sabes? x's e não digo mais nada. Jay Prince é meloso e espiritual... de olhos fechados sabe melhor. Lou Phelps, irmão de KAYTRANADA, é para me rir contigo! "RENT IS DUE", yo!! Isto porque as conversas mais sérias foram desparecendo depois da "Sky's The Limit" do Biggie Smalls, reinventada por esses gajos: Funky District. Mas até estávamos a falar de coisas tão interessantes... Senão fosses capaz disso não estavas aqui, né? Se bem me recordo, antes tocou a "Dreams". E antes dessa... E antes dessa???

Essa primeira. Play that shit, "Shake That Swing".

PLAYLIST #38

Francisco Espregueira

Tava aqui a beber chá da Indía e pensei... Ultimamente tenho sido invadido por uma boa onda, daquelas imperdíveis e a #38 só podia vir nesse estado de espírito. Cheio de sons novos esta acaba por ser super especial.

Umas dicas de chá e de música e tenho a #38. Senta-te aí comigo e vamos ouvir esta no Sótão...

Do Sótão pró infinito.

PLAYLIST #37

Francisco Espregueira

Com a bagagem cheia, demorei um dia inteiro para ouvir de novo tudo o que passou por mim neste fim-de-semana... Sóbrio ou inebriado, felizmente ficou tudo. Hoje as colunas não deixaram de tocar e a #37 é resultado disso. Gosto imenso de todas estas. Hip Hop para chillar de início. No final, ritmos faveleiros e tropicais como de costume... 7 é perfeição.

Com esta banda sonora siga pôr conversa em dia.

PLAYLIST #36

Francisco Espregueira

De cima para baixo... Fazendo a ponte com a playlist #35, sentei-me a ouvir ondas de electrónica, desta vez repletas de um feeling vindo de África. Passei para batidas mais lentas, e progressivamente cheguei à voz de Kali Uchis. A calma invadiu-me e estou pronto para deixar aqui a #36.

Que esse clique no play vos traga momentos tão bons como este.

PLAYLIST #35

Francisco Espregueira

Nas ondas da electrónica e nos miradouros de Lisboa. O fim-de-semana solitário recompensou-me com boa música e o espírito certinho para a poder apreciar. Máquina fotográfica em punho, isolado pelos meus headphones, pausando a vida. Solo.

PLAYLIST #34

Francisco Espregueira

A #34 está no ponto perfeito. Estava agora a ouvir de novo as que esta semana passaram pelos meus headphones e foi uma meia hora de paz... O domingo do Sótão no seu melhor, com uma playlist de fim-de-semana direccionada para a semana e tudo o que esta inclui. Uma viagem por onde voçês quiserem.

"...this all from the heart and shit"

PLAYLIST #33

Francisco Espregueira

Fixado naquilo que mais me passou pelos ouvidos durante a semana... Voo sobre Berlim, pela editora Jakarta Records, de onde trago faixas de JuJu Rogers, Bluestaeb e, claro, Ivan Ave. Junto-lhes coisas novas como a de Charlie Bucket & Co., que me põe de pé, e a de Kryone, que me acalma. Para completar, ainda incrédulo, a batida de Kojack's.

Strange Fruit Project e a dupla Appolo Brown & Guilty Simpson foram dicas de ouro. 8 faixas. Tudo gente boa! Uma playlist do caraças!

Cliquem play e sentem-se no Sótão...

PLAYLIST #32

Francisco Espregueira

Ando ocupado em livros, metros, autocarros mas sempre com os headphones a isolar-me, qual anti-social... A música não deixa de tocar e a #32 está perfeita. Sete balanceadas no Neo Soul (Aaron Taylor, é nome para relembrar!) , na Electrónica, no Hip Hop do Sótão. A quarta é uma beleza... estava aqui ouvir aquilo que vou publicar, né? É mesmo muito porreira, vou continuar pela quinta, pela sexta até à perfeição da sétima.

Do Sótão pró infinito...

PLAYLIST #31

Francisco Espregueira

Momento de chill... a batucada da chuva no telhado e o baixo acentuado, característico deste Sótão. Música nova e tipos desconhecidos, a serem explorados. A qualidade do costume. Fiquem na paz com #31

Cliquem play e sentem-se no Sótão...

PLAYLIST #29

Francisco Espregueira

A #29 é feita para passar debaixo da chuva citadina... hip hop na dose certa de 6 faixas. 6 faixas infinitamente boas. Todas novas, com excepção do clássico "The Blast". Talib Kweli e Hi-Tek a fazerem a aparição neste Sótão. O resto surpreende...

"Isto é o hip hop que juro ser crente..."

PLAYLIST #28

Francisco Espregueira

Com o tempo a apertar e o frio a entranhar tem sido difícil apetrechar o Sótão. Levo comigo um aquecedor e seis faixas, sendo que a primeira hipnotiza-me... Toque certo para continuar a ouvir as seguintes, que são calmas, leves e deixam-me quente. E bem.

#28. Do Sótão pró infinito.