blu & exile: "in the beginning: before the heavens"
Francisco Espregueira
10 anos depois de "Below The Heavens" - um dos principais trabalhos dentro do movimento hip hop na última década - eis que Blu & Exile se reúnem para trabalhar naquilo que restou das sessões de 2007. O icónico duo regressa às prateleiras com "In The Beggining: Before The Heavens", com faixas que sobraram da produção do primeiro álbum. As 14 que se juntam são, nas palavras dos próprios, as melhores das melhores de um grupo de 40, que resultou dessas lendárias sessões. E já lá iam 5 anos desde o segundo álbum "Give Me My Flowers While I Can Still Smell Them".... com o tempo a voar mas a boa música presente sem prazo de validade no Sótão.
A 3ª obra de Blu & Exile é feita de crueza e autenticidade, fiel ao momento de criatividade de Blu & Exile, há dez anos atrás. Nas faixas poderemos escutar Blu já no topo da sua habilidade. Atitude underground, rejeitando estatutos de estrela ("Constellations"), rejeitando tempos de antena (“On the Radio”) ponderando sobre a sua existência a dado momento ("Sold The Soul"). Exile, entretanto, com batidas a lembrar as décadas de ouro do hip hop. Samples e scratches para balançar ritmadamente.
Conhecido aqui, em NYC e em Tokyo. Sem tretas comerciais, sem marketings, sem promoções. Respeitado ali, em Londres e em Cape Town. Com talento e por meio de talento. Só. Escutem e não se vendam.