ÁLBUNS COM PÓ #4 // SLUM VILLAGE -"FANTASTIC, VOL. 2"
Francisco Espregueira
Detroit. T3, Baatin, J Dilla. Os três membros originais dos Slum Village deitam-se com o amanhecer durante o período de gravações daquele que viria a ser um dos mais aclamados álbuns de sempre de hip-hop. Gravado entre 1997 e 1998, a masterpiece dos Slum Village ficaria guardado nas estantes até ser, finalmente, revelado ao público em 2000. Sem nunca ter sido um sucesso comercial, "Fantastic, Vol. 2" teria um grande impacto no circuito underground do hip-hop americano.
Tive a oportunidade (única) de os ver numa das casas mais conhecidas do Porto, o Plano B, há coisa de um ano. Apesar de nos ter deixado em 2006, J Dilla estava lá de alguma forma, na sua MPC, a encher a sala com a espiritualidade das suas batidas. A subtilidade do groove, a batida bem puxada lá para baixo, com as características palmas a marcar o ritmo. O álbum é assim mesmo.
O pó nunca esteve neste... Nunca deixei que se acumulasse, voltando sempre que a saudade aperta ou sempre que alguém me pergunta "o que andas a ouvir?" Eu ouço disto! É isto! Esta é a minha cena... A "Climax", a "Get Dis Money", a "Go Ladies"..... a "Fall In Love". A "Players", a "Once Upon A Time", a "Tell Me". Foda-se! Todas caraças! Amo estes 67 minutos e 54 segundos de música! Seguidos ou salteados! Amo esta merda!
É me dificil recomendar as melhores deste álbum. Merece todo o tempo que possam dispender por ele e, como qualquer outro álbum que entra nesta edição, recomendo colocarem a tocar e deixarem... Irá marcar-vos como me marcou?
Ficam aí quatro, como habitual nos "Álbuns Com Pó" do Sótão. Sempre convidados a subir as escadas em caracol e a sentarem-se comigo aqui em cima.
"Hey, hey, hey, h-hey, hey..."