ÁLBUNS COM PÓ #5 // NIGHTMARES ON WAX - "In A Space Outta Sound"
Francisco Espregueira
A quinta edição dos Álbuns Com Pó do Sótão leva-me nove anos para trás para relembrar (ou apresentar pela primeira vez) o quinto álbum de Nightmares On Wax. Antes de começar, tenho que dizer que "pesadelo" mesmo seria nunca ter contemplado a porra de maravilha que este álbum é! Porra... que maravilha! A começar na primeira, sublime. Musicas longas que usam o tempo que lhes foi dado, por obra e graça do seu criador, para se fixarem naqueles lugares dentro da nossa cabeça que nós não conhecíamos. "Passion".
Sem interrupções que se distingam entre as músicas, o álbum continua a tocar... mais e mais se fixando nesses ditos lugares que julgava não conhecer. "Flip Ya Lid".
O projecto "Nightmares On Wax", criado por George Evelyn (DJ EASE), ganha notoriedade nos anos 90' com os lançamentos de "Smokers Delight" e "Carboot Soul". Mais tarde, em 02', "Mind Elevation" não faz os mesmos voos nem é, hoje, lembrado da mesma forma. Chegados a 2006, é lançado este "In A Space Outta Sound" que, na minha opinião, é o significar do auge de um projecto inovador e super respeitado por todo o mundo da música. Repara... ser-se conhecido ou não... interessa muito pouco. Ser-se respeitado interessa muito mais. "You Wish".
E passados 9 músicas, ou anos... sei lá, já não sei... chego à décima do álbum. Fecho os olhos porque já a ouvi vezes sem conta... sei bem qual é. Sei a letra, as melodias, os murmúrios... quais instrumentos estão em cena, e sei que é no minuto 2:30 em que a bateria entra... Olhos abertos. "I Am You".
Do Sótão pró infinito, com esta magia de álbum. "In A Space Outta Sound" é especial.