PETE ROCK
Francisco Espregueira
As influências são tramadas... quando menos esperas elas voltam tomam controlo. Quando ouvi a primeira vez o álbum "Center of Attention" percebi que me ia influenciar fortemente... talvez não naquele momento mas mais tarde ou mais cedo. Havia lá qualquer coisa... As produções, todas de Pete Rock, com as rimas dos INI, casamento perfeito. Álbum perfeito!
A história deste álbum espanta-me... Gravado em 1995 nunca foi lançado até 2003, o que captou a atenção da cena underground americana que recebeu esta colecção como um clássico... Underground Classic! Guardado em gavetas, à espera que alguém visse nele a imensa beleza que dentro contém.
Pete Rock é, sem dúvida nenhuma, uma das melhores cenas a que vos posso introduzir, no caso de não conhecerem. Portanto eu proponho o seguinte: voçês sentam-se aí, coloco o disco a tocar e abro umas minis geladas... enquanto ouvimos... blá, blá, blá. Esse blá, blá, blá é importante. É dele que nos alimentamos que nos influenciamos uns aos outros. Estão, então, três gavetas aí espalhadas no post. Dentro de cada uma delas, um clássico underground de hip hop puro americano que costuma correr aqui nas colunas do Sótão.
Cheers