Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Álvaro Gomes, 89, 4º Esq
Porto
Portugal

+351916574834

Webmagazine and record label on underground house music & contemporary jazz. We're about music released by independent artists and labels.

Content

Daily Magazine on Underground House Music, Broken Beat, Contemporary Jazz & Soulful Vibes

Filtering by Category: Hip Hop

DJ CAM QUARTET

Francisco Espregueira

Laurent Dumail A.K.A. DJ Cam, de 2008 a 2009 editou três álbuns geniais albuns sob o nome de DJ Cam Quartet. Neles o hip hop que costuma trazer para as músicas é invadido pelo jazz e a soul music! Tratam-se de 3 obras primas, as quais recomendo a toda gente, sem excepção! "Stay" em laranja, "Rebirth of Cool" em azul e "Diggin'" em amarelo.

Lembro-me de abrir as gavetas do meu primo, repletas de CD's gravados. Na fila C, estava a discografia de DJ CAM preparada para ser ouvida e herdada por mim. Até que lá chegou o dia e no Sótão ouvia "Rebirth of Cool" que é feita de rascunho a partir da aclamada "Ressurection" do Common. E, eu, renascido, depois de exposição a tal genialidade decidi ouvir o resto! Deixo as minhas duas favoritas. Além da "Rebirth of Cool" posto uma feita a partir do sample da Queen Eykah Badu, "Think Twice"... sublime!

E desta vez deixo o Sótão e vou em direcção às tortuosas e lindas ruas da minha velhinha Foz, à espera daquele momento da música que, apesar de fingir, sei onde está... aquele que quando tocar vai pôr tudo em profunda tranquilidade.

Chilllllll para ouvir e repetir em repetição! Composed, Produced and Conducted by CAM

Rebirth of Cool

Think Twice

TOM MISCH

Francisco Espregueira

Com 19 anos, Tom Misch é um puto simples. Só que quando pega na guitarra e a junta ao groove do hip-hop torna-se feiticeiro. No Sótão fico hipnotizado com a melancolia que as suas produções transmitem. Aquela melancolia da viagem que foi completada mas que deixou marca. Beats na maioria instrumentais, falam sem utilizar palavras, combinando elementos de jazz e soul. Pelo meio, cabeças a abanar ritmadamente com aquela típica batida hip-hop!

Em 2014 lançou o "Beat Tape 1" e em 2015 espero pelo #2, na linha que o caracteriza, com calma, com groove, com viagem! E não é que no ano que agora acabou o c***** do chavalo lançou um EP pela SOULECTION  que é só uma das mais proeminentes editoras da cena Hip-Hop americana....não é para todos, não é para todos!

Apesar de, como disse, grande parte das produções serem instrumentais, Misch aventura-se a cantar com uma voz que não é forte mas deixa pegada musical! Essas pegadas são deixadas, de tempos em tempos, também pelos re-flips que vai largando na net, como a sua visão surpreendente da "Wicked Games" dos Parra for Cuva ou a "Ill Vibe" do icónico Busta Rhymes, e pelas produções para outros putos como Barney Artist e Carmody. Vale a pena o clique!

Viva o talento e o resto que se f*** não é? Vou buscar uma cerveja gelada, como eu gosto, vou sacar de um Lucky Strike e vou-me sentar a ouvir Tom Misch hoje à noite.

São servidos?

PLAYLIST # 3

Francisco Espregueira

Hey, hey, hey, h-hey, hey                                                                                                                         What you say? Andei a murmurar esta dos Slum Village a semana toda.

Playlist #3  com Hip Hop antigo e recente. Viagem do passado muito longínquo ao menos longínquo até ao presente com o novo som do produtor do Porto Virtus! Homecut, o alemão Suff Daddy e o turco F.A lá no meio.

Tenham uma grande semana. Do sótão p'ró infinito...

KAYTRANADA

Francisco Espregueira

Quem anda pelo Soundcloud não pode deixar de tropeçar (e deixar-se cair) nos beat's deste meu menino originário de Port-au-Prince, Haiti mas baseado em Montreal. Da minha grande geração de 92', com 22 anos e desde os 15 a produzir, é mais um desses "feiticeiros mágicos" que se abriram ao mundo via 'net e que estão aí a partir mundo fora. É só ir ao Facebook dele e ver as caras do pessoal Londres, Sydney, etc, etc, a curtir à grande. 

N' O Sótão sempre gostei de o ouvir, pois é eclético e não menos talentoso a invadir o género da dança, do Hip-Hop e do R&B. Estou para ver se algum dia apostará em força por um desses caminhos mas as pegadas que vai deixando vêm com a marca dele sem dúvida nenhuma!

Desde o ano passado é um produtor muitissímo requisitado por inúmeros artistas/MC's - prova da magia que coloca na sua arte.  Nada acanhado também a dar o seu inconfundível cunho em Remix's de muitas conhecidas como a incrível "About Da $" de T.I., a clássica "Golden" de Jill Scott, o sucesso "On & On" dos Snakeships, "Atm Jam" da louquinha Azealia Banks, a  "Kaleidoscope Love" dos londrinos AlunaGeorge e muitos mais! (sério... é só ir ao seu perfil no 'cloud e encontrarão tudo). Tantos link's que tornam este post digno de visita e revista. E KAYTRA é isso mesmo... digno de ouvir e re-ouvir vezes sem conta!

KAYTRAtudo tem tantas que vos podia recomendar para se reclinaram nas cadeiras e bunks do mágico Sótão que fica difícil ?... mas vou ser selectivo e escolher as minhas "top". Aí fica. Com produções instrumentais em nome próprio e colaborações com pessoal que ainda irei falar aqui no blog. Atenção à nova Leave Me Alone com Shay Lia!

Been thinking ‘bout gettin’ this tatt all on my face, who gives a fuck nobody get to see me anyway
Sober Kids with Sober Thoughts

PLAYLIST #1

Francisco Espregueira

Rua do Veludo, Foz do Douro. Porto

6 beats para este fim-de-semana na 1ª playlist de fim-de-semana. Easy Vibes... directamente do Sótão, com carinho.

"Quando era mais novo havia uma coisa muito bonita que era a Sedução..."

Let's chillll

Freddie Joachim

Francisco Espregueira

(JO-AH-KIM). Também ele fiel discípulo de J Dilla, identifico-me com este tipo. Já o conheço à algum tempo e há uns meses tropecei num set que ele gravou ao vivo como DJ. Música após música fui considerando a hipótese estar ali a minha alma gémea. Hip Hop, Jazz & Soul music, right here...

 

 

Fui vasculhar, então, por entre o que tinha feito ao longo dos últimos anos e descobri que o sótão é, sem dúvida, o lugar ideal para ouvir os seus beats. Não tendo uma discografia convencional, estando as suas produções espalhadas em álbuns de muita e boa gente como Joey Bada$$, Muneshine, entre outros, tenho que admitir que admiro imenso o gajo. Apesar da sua influência vir em grande parte da época de ouro do Hip Hop nos 90', ele não é old-school. Aliás é como se fosse um dos muitos miúdos espalhados por esse mundo fora que vão de tempos em tempos colocando as suas produções no Soundcloud, vindas directamente de um quarto ou uma sala pequena repleta de instrumentos e discos desordenados.

Quiçá um sótão... é essa a impressão que dá, é essa a impressão que ele quer dar, porque isso é a música hip hop no seu estado natural. É da salinha ou do quartinho, com os copos por lavar de uma semana e uma espécie de homem das cavernas lá metido que já perdeu a noção do fuso horário a que pertence. É assim... e essa é uma das razões porque eu curto Freddie Joachim. O trabalho e talento que coloca na produção vem de dentro, vem de paixão, vem da curiosidade que o levou horas e horas, dias e dias, a vasculhar sótãos "à procura da batida perfeita", "em busca de perfeita repetição", desse sample mágico, que ele vai converter e reinventar em linguagem musical.

Aí fica. "Strawberries", definitivamente umas das all-star da minha vida.

Stay mellow

Yasiin Gaye

Francisco Espregueira

Amerigo Gazaway é o nome de um produtor americano que nos últimos anos nos tem presenteado com colaborações que nunca existiram!

A sua série Soul Mates redefine o conceito de mash up. 1º juntou o pioneiro do afrobeat, Fela Kuti, aos pioneiros do Hip Hop, De La Soul, em "Fela Soul". Mais tarde junta dois dos mais importantes e influentes grupos da cena Hip Hop dos 90', A Tribe Called Quest e os The Pharcyde no projeto "A Bizarre Tribe: A Quest to The Pharcyde".

Mas em 2014 vem o seu trabalho mais bem conseguido: "Yasiin Gaye". Aqui, Gazaway casa a genialidade de Mos Def (agora chamado Yasiin Bey) ao brilhantismo dos samples e vocals do grande Marvin Gaye. O resultado são músicas reinventadas, como se não tivessem sido sujeitas ao tempo ou outros factores de desgaste. O trabalho de junção dos sons é absolutamente perfeito.

Aqui fica a minha seleção de 3 músicas retiradas desta colaboração fictícia! Foi difícil vasculhar por entre os dois LP's... "The Departure (Side One)" & "The Return (Side Two)", ambos têm material d'ouro para caraças! Deliciosos!