Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Álvaro Gomes, 89, 4º Esq
Porto
Portugal

+351916574834

Webmagazine and record label on underground house music & contemporary jazz. We're about music released by independent artists and labels.

Content

Daily Magazine on Underground House Music, Broken Beat, Contemporary Jazz & Soulful Vibes

Filtering by Category: PLAYLIST

playlist #86

Francisco Espregueira

Destaque para o novo álbum de Matt Martians, membro da banda americana The Internet, que é representado na #86, logo a abrir com "The Long Way Home". Colabora com ele Syd, parceira nos The Internet e uma das mais requisitadas artistas do momento (ao nível de Pharrell Williams a certa altura).

No final volta Martians, com uma faixa produzida em conjunto por Kaytranada e BadBadNotGood. Fusão de estilos distintos muito apreciada. Pelo meio muito hip hop de alta qualidade. Underground, caseiro, puro. Como o hip hop deve ser.

playlist #85

Francisco Espregueira

A nova de Ivan Ave a abrir. "Running Shoes" é mais uma introdução ao super-aguardado "Every Eye" - sai dentro de um mês. A nova do britânico Rejjie Snow, com colaborações de Jessie Boykins III e Joey Bada$$, que surge a entoar "U.N.I.T.Y." de Queen Latifah. Muito boa onda.

Duas faixas do duo Benaddict e NuphZed. Sotaque acentuado nas conversas entre os dois. Segue-se a voz de Blu numa produção bem lo-fi de jinsang. O fim de semana vai terminado e normalmente Mndsgn tem o toque certo. O seu remix de "phunkintro", de Liv.e, vem a calhar...

Mas para acabar, e porque a nostalgia invade o Sótão - "A Day With The Homiez", de 1st Down. Phat Kat e Jay Dee, numa faixa que aviva memórias saborosas.

you know, i’m never feeling lonely
cuz i be coolin’ and be foolin’
with my homiezzz

playlist #84

Francisco Espregueira

Vibes para andar de carro de janela aberta. De cima para baixo. Entrando a acelerar e depois a fluir no ritmo. 20 minutos de refresh das últimas semanas. A #84 tem sete faixas.

playlist #83

Francisco Espregueira

Tranquilidade domingueira em sete. O caminho para o bem, se é que me faço entender. Tudo começa aqui.

Depois, novidades com o projeto de Maxwell Owin & Joe Armon-Jones a ganhar forma nos ouvintes - muita curiosidade acerca do que vem aí - e o bom novo hip hop em "Cocoa" da dupla Ahwlee & Pink Siifu, os B. Cool-Aid.

Remix de "In The Morning" de J. Cole e Drake feito por nikobeats, seguido de uma das faixas do excelente "Rodalquillar" de Bluestaeb - "Tomorrow We Will Love Again". Para acabar VHOOR ao contrário. ROOVH, com "Moído" tropicaliza a cena.

playlist #82

Francisco Espregueira

Primeiro, a bela "Claudi".

Depois a continuação da semana que acabou, com "The Feels", incluído no upcoming e aguardado "It Ain't Easy" de Hidden Spheres. Anthony Fade teve um magnífico release no mês passado, trazendo duas para esta lista, que se complementam: "What I Need" e "Brick Street".

Segue-se Leon Vynehall com um clássico. "This is The Place" é intemporal. "Say Yes" de Deejay Astral é uma homenagem justa ao clássico com o mesmo das Floetry. Por fim, a nova do mágico Ross From Friends - novidades seguem-se para os seus lados.

playlist #81

Francisco Espregueira

Melancolia de início. Letra bela de Biig Piig e a triste batida de "rua das flores" de Konteks.

Depois as ondas de baixa fidelidade nas produções de eu-IV e do feitiçeiro Knxwledge. Outros tempos, outros mandamentos sonoros nestas duas. Jay Z, na sua Golden Era, a dar uns toques no "Return to the Golden Era" de Awon & Phoniks, álbum habitual por aqui.

Mais baixos e upbeat's com a entrada da noite. Unda de Sango, sempre o acompanharemos. Depois de "Mona Lisa", a nova de Joey Bada$$ - "500 Benz" é produzido por Statik Selektah e isso basta-me para saber que o play valerá a pena.

"Linguistics" é para ouvir mais tarde. A outras rotações e com acompanhamentos.

playlist #80

Francisco Espregueira

Tudo começa bem devagar, nas lentidões sensuais deste mix de "Cleva" from Queen Badu. Rainha do nosso coração. Sempre com baixos bem pesados e ritmos quentes, passando pelas novas de Black Party, Remulak e Joe Corfield - estes dois últimos com álbuns recentes e fabulosos.

MF Doom é um tipo genial e, com tanto da sua obra ainda por descobrir, junta as suas rimas à bela "Couldn't Love You More" de Sade, num projeto, já de uns anos, denominado SADEVILLAIN. Por descobrir. Kianja tem algo de Sade, também... "On The Inside" deixa-me com sede de saber mais sobre a jovem londrina. 

E para acabar, devagar, de olhos fechados, escuto esses toques de R&B suaves e pesados ao mesmo tempo, na "Zé do Caroço" de Seu Jorge. 5ierra, te agradeço.

playlist #79

Francisco Espregueira

take it easy, my brother. there’s always another day.
there’s always an easy way. there’s plenty time of tomorrow. but today... just click on the button that says play.

A febre do verão em 7 faixas que se escutariam já sob a influência de uns "refrescos". Frequências de música de dança mas sem puxar aos excitamentos que essa definição possa indicar. Isto merece ser apreciado.

A primeira é a pedra de toque para as restante. "Brandschatzer" é divinal. Assim como o último EP de Scissorwork, representado aqui por "Homewrecker". Noto a voz de Archy Marshall (ou King Krule) em "Honey" de Kofi, que me encanta por parecer que vem de um submundo louco... "say what?".

Depois as coisas ganham outras formas. O remix de "Remind Me" de Patrice Rushen por Murphy 2080 esgotou-me os replays... Um clássico. Para sempre clássico. Ondas positivas com a nova de Alkalino, acabando em beleza com uma habitual no Sótão. "Set It Out" de Omar S é sempre bem vinda.

playlist #78

Francisco Espregueira

#78. Da última para a primeira.

Yogisoul não se conteve em mixar o hit "Good Morning" da linda Joyce Wrice. Antes, e em bpm's na mesma onda, "Got Me Thinkin'" dos britânicos The Mouse Outfit tem uma base deliciosa...

Também a nova release de Charlotte dos Santos, com uma canção bonita e terna, tem lugar especial neste fim-de-semana. Antecedem-lhe o core da lista, nas sonoridades da Neo Soul. Nomes que me enchem as medidas agora que os vejo juntos: Miles Bonny, mixado por Tall Black Guy; Poppy Ajudha, por Tom Misch; James Chatburn, que me foi introduzido por Jordan Rakei.

Assim que começar "Without A Clue", dos 1978ers, será difícil não sentir o movimento da cabeça, ritmadamente a acompanhar. Complemento perfeito da primeira na lista: o novo de álbum de Illa J supreenderá por escutarmos um rapper a cantar e a expectativa é, neste momento, enorme. "Home" é qualidade vintage.

Baby I'm home, I'm home, I'm home...

playlist #77

Francisco Espregueira

Nas ondas habituais. Hip Hop de pés e cabeça, repleto de flow e novidades. Buddy reaparece no Sótão com o seu hit "Shine". Menos conhecidos, foi um prazer em conhecer os britânicos IAMDDB e Black Josh, prazer  também em ir mais a fundo sobre Reva DeVito... atraente. Atração quando entra a voz de Racella em "sweet life" do anónimo Matt Deguia.

E para acabar uma das novas faixa de OZADYA - incluídas em OZ2 -  que cumpre desejos mais tropicais.

Boa semana...

playlist #76

Francisco Espregueira


A #76 não começa na lista. Não há "Sister" de Rhymefest no soundcloud, fonte oficial de listas no Sótão. Mas esta tinha que estar na playlist deste fim-de-semana, definindo o tom do tipo hip hop que domina por hoje aqui.

Depois duas do brilhante álbum "Dephacation" da dupla Awon & Dephlow, um dos meus projetos favoritos dos últimos tempos. Segue-se "Magia" de Fredfades, que convida Chester Watson para as rimas. O produtor norueguês prepara o lançamento de "Warmth" para dia 2 de Junho. O britânico Barney Artist finaliza a mood deste momento com "Last Day", que tem a voz de Jordan Rakei a embelezar o flow que não lhe foge.

Mas não acabou. O ambiente transforma-se com Kyo-Ken, que me era totalmente desconhecido até hoje. "Most Beautiful Ride" exalta bons feelings... El G continua a ser escutado por aqui. Uma descoberta desta semana. A terceira faixa do seu EP "SABOR FVLS" chama-se "Midnight", que é a hora a que a oiço... já de luzes fechadas e com a mente a fugir-me para lá.


playlist #75

Francisco Espregueira

Hip Hop. Mais e menos instrumental. Contribuições de quickly quickly, Summer Sons & Charlie Tappin, Fredfades e Barney Artist. As magníficas Ella Mae e Charlotte Dos Santos dão lhe o toque feminino. Essencial. Kojack's tropicaliza a cena no final. Completa.

A #75 está live!

playlist #74

Francisco Espregueira

Domingo dedicado ao equilibrio e à arte das batidas por minuto baixas. Baixas e preenchidas com baixos que serpenteam as sete faixas desta #74. Vozes de mulheres em bases de homens Pares e pares de histórias de amor em ritmos tão penetrantes.

Mais luz para estes nomes, mas não demasiada para que não saiam do seu contexto. E da mood que impõem.

playlist #73

Francisco Espregueira

Com uns dias de atraso, após problemas com o player do soundcloud. Teria que deixá-la ver a luz da lua que enche a noite. Hoje. Hoje, que a trovoada tropical irrompe.

Duas partes.

A primeira tem o formato habitual de 7 faixas. Quase 24 minutos daquilo que de melhor se faz nas sombras da ribalta. Estas músicas nunca foram feitas para tocar nas rádios e nunca lá chegarão. Tocarão nesses "sótãos" mundo fora.

Sylvan LaCue, Lou Phelps, BiigPiig, Talos - com a voz de Poppy Ajudha a dar sabor -, LEKAN, Fat Jon, Sansai. Na meia luz do Sótão, na meia luz da ribalta. Sem mais, nem menos.

A segunda parte do fim de semana foi dedicado por exclusivo a este momento sublime de Noname. As sessões acústicas da NPR têm mostrado muitos artistas e muitos momentos deliciosos. Este aponta directo ao coração.

Mind is racing
I’m inside my car
Opportunity gon’ take me far

Mind is racing
On this empty road
Waitin’ for my story to unfold

playlist #72

Francisco Espregueira

FloFilz a abrir e a fechar. Esta semana teve a sua forte influência. O resto segue nas mesmas ondas do Hip Hop intrumental. Os gigantes Alfa Mist - que tem aqui o ponto alto do seu novo álbum, "Potential" - Wun Two e Twit One. Junto-lhes os Yancey Boys e Princess Nokia que me foram sopradas gentilmente ao ouvido...

A #72 está no ar.

playlist #71

Francisco Espregueira

Com o volume baixo. "Ressurection" de Common, reintrepretado por Ol' Burger Beats, membro da coletividade Norueguesa, Mutual Intentions. A mood de um domingo descansado segue. Hey para Oslo.

ntourage e saib. assumem o comando e é hey para Casablanca. REMI é nova descoberta... directamente da Austrália com Jordan Rakei a dar o toque, hey. As trompetes de "The Sickness", dos londrinos OthaSoul, hey. A guitarra em "Side(bitch)", hey. E o hã hã hã hã hã de "Menina" para acabar. Esta última dos DKVPZ, que do Brasil, lançam o seu primeiro EP na SOULECTION. Hey.

playlist #70

Francisco Espregueira

Setenta. Já lá vão muitas para trás. Cada vez melhores com o amadurecimento do gosto e do sentido crítico. A evolução do Sótão está contida nas suas playlists.

Nas profundezas da música eletrónica. Nas pistas de dança, na caminhada de fim de tarde ou simplesmente nos momentos pensativos em casa. O potencial da #70 para estar em qualquer uma dessas profundidades é enome.

Nomes repetidos com novos trabalhos: Hidden Spheres e Seb Wildblood. Novas descobertas: Paradiso Rhythm - com a "Sunrise 707 que abre a lista na perfeição - e Kxta. Presença das queens Erykah Badu e Brandy mixadas por: henace e iok. Está fácil sentir inspirado nesta noite de domingo.

Sessenta e nove antes desta. No tag "PLAYLIST" que está em baixo, poderão checkar o Sótão evoluindo semanalmente.

playlist #69

Francisco Espregueira

Nomes conhecidos e habituais no Sótão. Tudo o que juntei na #69 é novo, ainda assim. Extremamente produtivo hoje aqui no gut dos sons que se juntam às minhas prateleiras. Inspirado.

GUTS a abrir com a versão bossanova de "Find A Way" dos A Tribe Called Quest. Segue em frente em ondas jazz com o dueto de Simon J e Natty Reeves, continuado por hawks, saib. e Kiefer. Sem preço os momentos de relaxe que se passa com estes rapazes.

Os sons mudam e a nova de Scissorwork, tão... mas tão aguardada, faz parte dela. Ela, a #69 acaba com uma faixa que toca ao contrário. Como gosto de ficar às vezes... assim... ao contrário.

playlist #68

Francisco Espregueira

O play na primeira define o mood. Na paz do fim de semana, tantas vezes descurada pela sede de mexer. Paz subtil e penetrante. Sem intrusão.

Nada deve fazer sentido à primeira na música... Estas estão todas em "subliminares".

Caught between a fuck and a fuck to give.
— Crave Moore - Juvi