Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

Rua Álvaro Gomes, 89, 4º Esq
Porto
Portugal

+351916574834

Webmagazine and record label on underground house music & contemporary jazz. We're about music released by independent artists and labels.

Content

Daily Magazine on Underground House Music, Broken Beat, Contemporary Jazz & Soulful Vibes

Filtering by Category: Instrumental Hip Hop

may '18: recap #2

Francisco Espregueira

This month's new entries come from some of the best new releases - Bluestaeb, Yadava, Fitz Ambro$e & Submerse -, others are simply memories that we saved to revisit - from the east to the west with Gang Starr's "Jazz Thing" and Naughty by Nature's "Mourn You 'Til I Join You".

Read More

may '18: recap #1

Francisco Espregueira

May just started and already we stop time to recap on what has been playing around here. The voice of Billie Holiday is subject of reinterpretations by master Wun Two - the mesmerizing samples of "Gone With The Wind" in "Noite". Some world-jazzy vibes come with Kamasi Washignton…

Read More

i.l.l. will: expedition vol. 20: one will

Francisco Espregueira

A série EXPEDItion, curada pela loja/editora/plataforma de genialidade Vinyl Digital lança arte em batidas produzidas por artistas alemães. Uns desconhecidos outros nem tanto. A sua vigésima edição está a cargo de I.L.L. Will: "One Will".

Dez faixas para deixar cair o dia na solidão do jazz. Samples de magnânima qualidade por entre elas. Às suas melodias junta-se a drum machine de I.L.L. Will. Acompanhamos ritmadamente movendo a cabeça. A primeira tem o condão de nos desligar do resto do mundo e de puxar o presente. Um luxo.

Jazz is the only real music that’s gonna last
All that other bullshit is here today and gone tomorrow

chillhop essentials: spring 2018

Francisco Espregueira

A Chillhop é uma plataforma originária de Amesterdão dedicada a encontrar e a compartilhar alguns dos melhores produtores de hip hop, jazzhop e triphop. Ao longo dos últimos anos, e por estações do ano, foi editando álbuns que compilam faixas de vários artistas pouco conhecidos que jogam nesses estilos.

A colecção Primavera 2018 junta vinte duas produções de vinte e dois artistas diferentes. Entre eles: FloFilz, Ruck P, OTESLA, Joe Corfield, Psalm//Trees, Juan Rios, etc, etc. Tudo gente conhecida deste sótão. O álbum segue por inteiro no fim do post. Saiu hoje, estando disponível em formato vinil também. Destaco as lindas flores dos mestres FloFilz e Joe Corfield. "Blue Orchard" e "Wildflower" de introdução. Enjoy.

Arte do álbum a cargo do brasileiro Mauro Martins. On point.

coryayo: "ra"

Francisco Espregueira

Durante este mês, "Ra", do americano CoryaYo, foi tocando. Saboreada a sua onda e o seu je ne sais quoi de misticismo, chegou a altura de o expôr nas paredes deste sótão. Criado a partir de uma colecção de beats feitas especificamente para dar umas voltas de carro, tudo bateu certo para CoryaYo durante o verão de '17, quando este criou a arte que viria a ser a cara e título deste trabalho - "Ra". Luz e maturidade artística sobressaltam.

Treze faixas que escutadas sucessivamente nos fazem mais sentido - por serem consistentes em termos de sons, mas, sobretudo, por convidarem a uma viagem. Mais suave ou mais sinuosa. De dia ou de noite. Provavelmente, de carro. O primeiro lançamento de CoryaYo em vinil foi, durante meses, disfrutado apenas pelo próprio e seus próximos. Hoje o privilégio é de todos. Disponível em formato físico e digital, eis "Ra".

zock: "beats and pieces"

Francisco Espregueira

Persona inventada pelo produtor espanhol Cookin' Soul - que tanto material de qualidade tem produzido nos últimos anos -, Zock lançou há uns meses atrás uma impressionante mixtape. "Beats and Pieces" contém vinte e seis curtas faixas que, tocadas de seguida, trazem uma nostalgia que só as melhores baladas da soul music e boogie dos anos '80 conseguiriam transmitir.

Com escolhas de samples que "não existem" Zock compila sonoridades extremamente originais e influenciadoras para muitos dos produtores que navegam por estas ondas. A primeira faixa - "The Other Side of Town" - abre a porta a outra dimensão onde as cores são mais berrantes e o uso de óculos de sol claramente exagerado.

A versão física está disponível apenas em formato cassete, assentando no ideal nostálgico de uma mixtape que parece ter sido feita numa garagem de sabedoria e cultura musical. Da mente de Zock para o sótão em cassete: "Beats and Pieces" é material de coleção.

joe corfield: "roach ritual"

Francisco Espregueira

Joe Corfield edita um novo EP, de seu nome "Roach Ritual". Os sons saem das colunas com suavidade... simultaneamente densos na atmosfera sentimental que provocam. Durante o tempo que leva a sua audição atenta, viajamos pela noite através de escolhas instrumentais extremamente cuidadas e ideias musicais sublimes. É ouvindo em repetição que é possível detetar alguns dos melhores pormenores.

Embora seja um pouco curto, "Roach Ritual" é apenas um gostinho do que está por vir mais tarde. Para o fim do ano Joe Corfield lançará um novo álbum completo. Depois desta obra e depois "Phase Shift", no sótão estará mais uma viagem por magnificos instrumentais a cargo do promissor produtor inglês.

onra: "nobody has to know"

Francisco Espregueira

O produtor Onra distinguiu-se na última década como um dos melhores da sua geração, capaz de criar música que nos leva para espaços próprios, sejam reais ou imaginados. Em "Nobody Has To Know", quinto álbum editado pela All City Records, o versátil produtor francês cria música que reflete sobre os vários aspectos de uma relação secreta puxando R&B e Future Funk para tocar no tema da atração e da paixão.

A fantasia, a excitação e o perigo de atração fatal são refletidos através das 13 faixas que compõem "Nobody Has To Know". Onra desenvolve de forma habilidosa o estilo que começou a explorar há uma década dando-lhe um toque único, reafirmando sonoridades originais com calor e densidade ideais para escapadas noturnas.

minus & mr dolly: "man with a plan"

Francisco Espregueira

"Caminha no espaço em atos do Sun Ra". Assim começa o plano de Minus & MrDolly, que cria em 10 produções uma consistente banda sonora para nos refugiar da rotina e nos levar a dimensões alternativas. A primeira faixa termina com o piano e a trompete em sintonia... sótão fora para quem passe na rua. E "Man With a Plan" segue sem pressas - relembrando sonoridades, versos e instrumentos samplados de vindouros tempos - nessas outras dimensões criadas pela imaginação de Minus & MrDolly.

Assim como os samples, as baterias e teclados são escolhidos a dedo. Nada é deixado ao acaso. Como uma orquestra perfeita, nada sai de tom. Com quebras propositadas e loops - e momentos em que as faixas se desenlaçam do suspense criado por eles. Acendo um cigarro e penso na possiblidade de o autor ter previsto tudo aquilo com antecedência e mestria.

Toca a faixa 9 - "Yugotochill | Burton Sunday". É a penúltima. Enquanto o fumo se vai espalhando pela divisão, fico com sensação de ter caído, de facto, no plano de Minus & MrDolly. Vou ficar para a última, com a expectativa de que traga novamente jazz. Preciso tanto de jazz.

O vinil é editado pela Kids Alone - promissora editora portuense - e está à venda a partir de hoje.